Secretário de Saúde Eleuses Paiva comunicando os informes da secretaria municipal de saúde
O Relatório de Gestão (RAG) é a principal ferramenta de acompanhamento da gestão da saúde no município, estado, Distrito Federal. Sua finalidade é apresentar os resultados alcançados na execução do PAS (Plano Anual de Saúde) e outros apontamentos que fizerem necessários no âmbito do SUS.
Já o SISPACTO é o sistema online utilizado na pactuação de uma série de indicadores e metas para o próximo ano. Sua principal diretriz é garantir o acesso da população a serviços de qualidade. Para isso, é necessária a aprovação do Conselho Municipal de Saúde, órgão que fiscaliza as ações do município na política públicas de saúde.
Em reunião ordinária na noite desta terça-feira 11/04, o plenário do Conselho Municipal de Saúde aprovou, por unanimidade de votos, o RAG e o SISPACTO 2017 – que apresentam as metas a serem alcançadas na área da saúde, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Entre os vários assuntos discutidos na reunião ordinária, foram apreciadas cinco emendas parlamentares totalizando mais de 8 milhões de reais para manutenção e estruturação das redes de atenção básica e atenção especializada.