ABRIL VERDE

ABRIL VERDE: O TRABALHO NÃO PODE CAUSAR DOR
DOR, FORMIGAMENTO OU DORMÊNCIA DURANTE OU APÓS A JORNADA DE TRABALHO PODE SER INDICATIVO DE LER/DORT

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são um conjunto de doenças que atingem estruturas como músculos, tendões, nervos e líquidos articulares, sendo causadas, desencadeadas ou agravadas por fatores presentes nos locais de trabalho, tais como: movimentos repetitivos, ritmo de trabalho intenso, móveis e equipamentos incômodos, postura inadequada, falta de tempo para ir ao banheiro, cobrança contínua por produtividade, exposição ao frio e vibrações, além de doenças crônicas e condições psicológicas desfavoráveis que também contribuem para o surgimento.
As regiões do corpo mais afetadas são a região cervical, ombros, cotovelos, punhos, mãos, região lombar e joelhos. Os principais sintomas são: dor, sensação de peso e cansaço, formigamento, fisgadas, alteração de sensibilidade e fraqueza muscular. Esses sintomas vão surgindo lentamente, podendo vir isolados ou simultaneamente. Com o passar do tempo, intensificam-se e podem incapacitar para o trabalho e provocar dificuldades na realização das tarefas da vida diária, tais como trabalhos domésticos, higiene pessoal e alimentação.
De acordo com a primeira Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE, 3,5 milhões de trabalhadores disseram ter tido diagnóstico de LER/DORT. E segundo dados preliminares Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), em 2017 foram concedidos 22 mil benefícios acidentários devido a algum tipo de doença relacionada à LER/DORT, representando 11,19% de todos os benefícios concedidos.
A prevenção da LER/DORT consiste em um conjunto de medidas a serem tomadas no sentido de organizar e executar o trabalho, buscando eliminar os fatores predisponentes. O diagnóstico e o tratamento precoces evitam que as lesões evoluam e se tornem crônicas, necessitando de tratamentos mais agressivos e até mesmo cirúrgicos. Por isso, em caso de suspeita de LER/DORT, o trabalhador deve procurar um médico logo no início de qualquer desconforto para realizar o tratamento.
O CEREST de São José do Rio Preto (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador) é um serviço especializado do SUS que atua na Saúde e Segurança do Trabalho com o objetivo de promoção, prevenção e recuperação dos trabalhadores acometidos por doenças ou agravos relacionados ao trabalho, independente de vínculo empregatício. É composto por uma equipe multidisciplinar capacitada para avaliar o ambiente de trabalho e atuar nos fatores de riscos e agravantes encontrados com intuito de evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Para mais informações:
CEREST
Endereço: Rua São Paulo, nº 2350, 1º Andar, Vila Maceno
Telefone: (17) 3212-9514
E-mail: [email protected]

VOLTAR