ABRIL VERDE

ABRIL VERDE: CAUSAS DE ACIDENTES DE TRABALHO
EM TODO O MUNDO MILHÕES DE TRABALHADORES MORREM E SE ACIDENTAM EM FUNÇÃO DO TRABALHO

Acidente de trabalho é aquele que ocorre no exercício do trabalho ou em decorrência dele, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que causa a morte, a perda ou a redução permanente ou temporária da capacidade para o trabalho.
O acidente de trabalho não tem uma causa única. Existem diversos fatores que contribuem para sua ocorrência. Na maioria das vezes, ouvimos que o acidente de trabalho é um evento simples que decorrem por falha dos operadores (ações e omissões). No entanto, esse modelo explicativo, centrado na culpa da vítima, é prejudicial às ações de prevenção, já que as verdadeiras causas do acidente não foram apontadas. Assim, o risco continua presente dentro da empresa, podendo ocasionar novo acidente, e, talvez, de maneira ainda mais grave.
No Brasil, em 2019, 2.184 trabalhadores morreram e 488.294 foram vítimas de acidente de trabalho, registrando uma queda de 1,83% dos acidentes em relação à 2018. Em São José do Rio Preto, de acordo com o banco de dados do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalho, também foi constada queda de acidentes fatais e não fatais em 2019 quando comparados à 2018. Foram registrados 7699 acidentes e 4 óbitos em 2018, e 7015 acidentes e 3 óbitos em 2019, apontando uma redução de 8,88% de acidentes de trabalho.
Embora os dados demonstrem uma diminuição dos casos, é importante que se mantenham os investimentos em saúde e segurança do trabalho para que mais vidas sejam poupadas.
E quais são as causas de Acidentes de Trabalho?

1. Falta de cultura prevencionista na empresa: programas de saúde e segurança;

2. Falta de análise dos riscos existentes do ambiente e da função do trabalhador;

3. Falta de treinamento dos trabalhadores;
4. Adoção de atos inseguros no desempenho da função:
 Desrespeito às regras de segurança;
 Operação de máquinas sem habilitação ou permissão;
 Vestimentas inadequadas;
 Uso incorreto ou não uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
 Produção em ritmo acelerado;
 Improviso ou utilização de ferramentas inadequadas;
 Manuseio de máquinas em movimento;
 Manipulação de produtos químicos e/ou perigosos de forma inadequada;
 Consumo de drogas, bebidas alcoólicas durante expediente;
 Falta de atenção, cansaço, sonolência, entre outros.

5. Ambiente de trabalho com condições inseguras:
 Ausência de proteção em máquinas e equipamentos e manutenção preventiva destes;
 Instalações elétricas inadequadas ou defeituosas;
 Ausência de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC);
 Má instalação de máquinas e equipamentos;
 Desorganização do trabalho e espaços insuficientes para o trabalhador operar as máquinas com segurança;
 Falta de limpeza do local, entre outros;

6. Falta de conscientização dos trabalhadores para adoção das medidas preventivas;

7. Falta de fiscalização dos empregadores referente ao cumprimento das medidas preventivas pelos trabalhadores.

Para que os acidentes de trabalho sejam evitados é necessário avaliar o ambiente de trabalho e a função do trabalhador, analisando os riscos de saúde e segurança existentes em seu negócio, com intuito de eliminá-los ou controlá-los. Isso porque a empresa é responsável pela integridade física dos seus funcionários no local de trabalho, e pode ainda responder civil e criminalmente pela omissão ou comissão de atos relacionados a acidentes de trabalho.
É fundamental também a realização de treinamentos de segurança para o desempenho das atividades, do cumprimento da legislação específica e da conscientização dos funcionários sobre a importância de seguir as medidas preventivas estabelecidas pela empresa.
O CEREST de São José do Rio Preto é um serviço especializado do SUS que atua na Saúde e Segurança do Trabalho com o objetivo de promoção, prevenção e recuperação dos trabalhadores acometidos por doenças ou agravos relacionados ao trabalho, independente de vínculo empregatício. É composto por uma equipe multidisciplinar capacitada para avaliar o ambiente de trabalho e atuar nos fatores de riscos e agravantes encontrados com intuito de evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Para mais informações:
CEREST
Endereço: Rua São Paulo, nº 2350, 1º Andar, Vila Maceno
Telefone: (17) 3212-9514
E-mail: [email protected]

VOLTAR