ABRIL VERDE

ABRIL VERDE: CEREST DESTACA A IMPORTÂNCIA DE MEDIDAS DE SEGURANÇA DO TRABALHADOR DA SAÚDE

No mês em que se rememora as vítimas de doenças e acidentes relacionados ao trabalho com a Campanha de Prevenção de Acidentes e Doenças Ocupacionais, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST de São José do Rio Preto, destaca o cuidado com a adoção de medidas de segurança, adoecimento e exaustão dos profissionais de saúde no enfrentamento ao combate à pandemia de COVID-19.
Recente pesquisa publicada pela FIOCRUZ (Fundação Oswaldo Cruz), que analisou em todo o território nacional as condições de trabalho dos profissionais de saúde no contexto da COVID -19, revela dados que apontam que cerca de 95% dos trabalhadores entrevistados tiveram uma alteração significativa no modo de vida e quase 50% admitiram excesso de trabalho ao longo da pandemia.
Ainda, de acordo com a pesquisa nacional, 43,2% dos profissionais de saúde não se sentem protegidos ao enfrentar a COVID -19, e, para 23% deles, o principal motivo desse temor está relacionado com a falta, escassez e inadequação do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI). Entre esses trabalhadores, 64% destacaram a necessidade de improvisar equipamentos.
Outros fatores relevantes também foram apontados na pesquisa nacional, relacionados a transtornos de ordem psíquica e consequência das Fake News no atendimento ao paciente.
Através deste e de outros dados divulgados no cenário mundial, o CEREST vem destacar a importância da conscientização e adoção de práticas seguras nos locais de trabalho e ressalta a essencialidade do papel dos Serviços de Saúde e Segurança do Trabalho na adoção de medidas e no acolhimento dos profissionais, tanto em empresas públicas e como em privadas.
O CEREST de São José do Rio Preto é um serviço especializado do SUS que atua na Saúde e Segurança do Trabalho com o objetivo de promoção, prevenção e recuperação dos trabalhadores acometidos por doenças ou agravos relacionados ao trabalho, independente de vínculo empregatício. É composto por uma equipe multidisciplinar capacitada para avaliar o ambiente de trabalho e atuar nos fatores de riscos e agravantes encontrados com intuito de evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Para mais informações:
CEREST
Endereço: Rua São Paulo, nº 2350, 1º Andar, Vila Maceno
Telefone: (17) 3212-9514
E-mail: sms.saudetrabalhador@riopreto.sp.gov.br

VOLTAR