Inscrições para Conselhos Locais de Saúde começam na próxima sexta

MARCA CLS

Fonte: SMCS.

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) abre, na próxima sexta-feira, 1º de setembro, as inscrições para moradores de Rio Preto que queiram se candidatar ao cargo de conselheiro local. As inscrições serão aceitas até o dia 15 de setembro e as eleições acontecem de 9 a 30 de outubro.
Para se candidatar, é preciso ter idade mínima de 18 anos e morar na área de abrangência da unidade de saúde. As inscrições poderão ser feitas nas próprias unidades ou na sede do Conselho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os documentos exigidos são carteira de identidade, comprovante de residência, atestado de antecedentes criminais e uma foto 3×4 recente.
Cada uma das 27 unidades de saúde elegerá como conselheiros os dois mais votados, que serão titulares, seguidos de dois suplentes, ambos representantes dos usuários. Também serão eleitos um titular e um suplente na categoria trabalhador. Assim, serão eleitos 54 titulares e 54 conselheiros da categoria usuário e 27 titulares e 27 suplentes da categoria trabalhador. O mandato dos conselheiros tem duração de dois anos, a partir da data da posse que será em 30 de novembro.
Para votar, também é preciso ter no mínimo 18 anos e também residir na área de abrangência da unidade de saúde. No dia da votação, o eleitor deve levar comprovante de residência ou cartão de usuário da unidade de saúde. Os usuários só poderão votar em usuários, bem como trabalhadores só votarão em trabalhadores. Para saber mais sobre a eleição, o telefone do Disque Saúde é 0800 7717 123. A ligação é gratuita.
A missão dos Conselhos
Os Conselhos Locais de Saúde têm por missão exercer o controle social na área da saúde como órgão consultivo para as políticas públicas de saúde da sua respectiva área e de cunho local, auxiliando na gestão e controle de ações e serviços nas unidades de saúde, conforme as normas do Conselho Municipal de Saúde. É um serviço não remunerado, porém, de relevância pública e social. Entre as atribuições dos conselheiros estão acompanhamento, fiscalização, avaliação e indicação de prioridades para as ações de saúde a serem executadas pela unidade.
Veja os dias e os locais da votação:
9/10: unidades Central e Vila Elvira
10/10: unidades Parque Industrial e Anchieta
11/10: unidades Jardim Americano e São Deocleciano
16/10: unidades Jaguaré e Jardim Felicidade
17/10: unidades Talhado e Lealdade e Amizade
18/10: unidades São Francisco e Estoril
19/10: unidades Vila Toninho e CAIC/Cristo Rei
20/10: unidades Cidade Jardim e Engenheiro Schmitt
23/10: unidades Vetorazzo e Eldorado
24/10: unidades Gonzaga de Campos e Jardim Gabriela
25/10: unidades Nova Esperança e Parque da Cidadania
26/10: unidades Santo Antônio e Jardim Simões/Renascer
27/10: unidades Jardim Maria Lúcia e Solo Sagrado
30/10: unidade Vila Mayor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>