Campanha Educativa e Diagnóstico Precoce da Hepatite C na Maturidade

Campanha realizada em Rio Preto pelo GADA (Grupo de Amparo ao Doente de Aids e Hepatites Virais) busca estimular pessoas com mais de 45 anos a realizar o teste para diagnóstico da Hepatite C, disponível na rede pública de saúde. Com o slogan “Hepatite C – Sem perceber, você pode ter”, a campanha acontece durante o mês de julho e conta com o apoio do Ministério da Saúde.

A Hepatite C é causada pelo vírus C (HCV). A transmissão ocorre, dentre outras formas, por meio de transfusão de sangue, compartilhamento de material para preparo e uso de drogas, objetos de higiene pessoal (como lâminas de barbear e depilar), alicates de unha, além de outros objetos contaminados com o vírus utilizados na confecção de tatuagem e colocação de piercings.

Estimativas indicam que cerca de 3% da população mundial pode ter sido exposta ao vírus e desenvolvido infecção crônica, o que corresponde a 185 milhões de pessoas. No Brasil, calcula-se que 1,4 a 1,7 milhão de pessoas estejam infectadas pelo vírus, sendo a maior parte na faixa etária dos 45 anos ou mais. Muitos desconhecem o diagnóstico, já que a doença é silenciosa e apresenta sintomas em fases avançadas.

O Brasil é um dos únicos países em desenvolvimento no mundo que oferece prevenção, diagnóstico e tratamento universal para as hepatites virais em sistemas públicos e gratuitos de saúde. O país comandou a criação de um Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais (28 de julho) e lidera o movimento global de enfrentamento da doença.

Em Rio Preto, o exame de diagnóstico da Hepatite C pode ser feito gratuitamente na unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Rua Ipiranga, 291, Vila Esplanada. O agendamento deve ser feito pelo telefone (17) 3231-9939. Além do exame tradicional, o CTA dispõe de kits de testes rápidos para a detecção do vírus.

Em sua nova campanha, o GADA criou materiais informativos voltados a diferentes segmentos da comunidade, tais como manicures, tatuadores e cirurgiões dentistas, além de pacientes de hemodiálise, usuários de endoscopia e pessoas com mais de 45 anos.

HEPATITE C – SEM PERCEBER, VOCÊ PODE TER

www.gada.org.br

http://facebook.com/HepatiteCnaMaturidade

Disque Saúde – 0800 77 17123

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>